MATEMÁTICA PARA ECONOMISTA
O livro busca certo equilíbrio entre teoria e aplicação. A parte teórica discute os aspectos principais da matemática usada nas Ciências Econômicas, a saber: vetor e matriz, derivadas (máximos e mínimos), funções exponenciais e funções logarítmicas, cálculo integral, equações de diferença e diferenciais (incluindo sistema dessas equações), e as técnicas de controle ótimo que é o tópico tecnicamente mais exigente do livro.
Como a exposição é em nível técnico um pouco acima de elementar é então recomendado principalmente para os anos finais do curso de graduação em Economia e Finanças, e Administração de Empresas. Mas poderá ser também útil na revisão da matéria em curso de pós-graduação nessas mesmas áreas de conhecimento. São bem variadas as aplicações econômicas, abrangendo tanto o campo da microeconomia quanto da macroeconomia.
Assim algum conhecimento teórico nestas áreas de estudo poderá ser muito útil para acompanhar a exposição aqui. As aplicações relativas à economia brasileira vêm principalmente de trabalhos publicados pelo autor. Nesse sentido há no Capítulo 3 um longo Estudo de Caso tratando do comportamento da razão Dívida Pública/PIB no Brasil, área em que o autor tem vários trabalhos publicados. Além da discussão detalhada sobre a aritmética da razão Dívida Pública/PIB são ainda realizadas projeções para esta variável para os próximos 10 anos de acordo com alguns cenários quanto ao valor das variáveis que compõem a equação do problema.