LIDERANÇA EM CONTEXTO EDUCATIVO EM PORTUGAL: O PRESENTE, O FUTURO E O IMPACTO NOS PROFESSORES
“Não basta ensinar ao Homem uma especialidade, porque se tornará assim numa máquina utilizável e não numa personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser aprendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”.
(Albert Einstein)
Este livro centra-se no estudo da liderança do diretor (de escola ou de agrupamento de escolas) e respetivo impacto na motivação, no trabalho e no comprometimento dos professores, no âmbito do contexto educativo público português. Assim, delimitaram-se três grandes objetivos para o presente trabalho: (i) identificar o tipo de liderança (transformacional, ética e moral) predominante em instituições de ensino, as competências necessárias no perfil de liderança, assim como as estratégias e práticas de promoção da motivação aí desenvolvidas e implementadas; (ii) analisar as relações entre os constructos de liderança ética, a motivação no trabalho e o comprometimento organizacional dos professores; (iii) adaptar e validar instrumentos de medida, passíveis de operacionalizar e medir os constructos da liderança transformacional, ética e moral, da motivação no trabalho e do comprometimento organizacional para o contexto educativo português.
Trata-se de um contributo para o contexto educativo na redefinição da avaliação das práticas de liderança do diretor e das lideranças intermédias e seu impacto na motivação e no comprometimento docente. Consequentemente, poderá ser uma ferramenta essencial na melhoria dos processos de tomada de decisão do contexto educativo português.