BITCOIN E BLOCKCHAIN - INTRODUÇÃO EM 10 PASSOS
Um pequeno passo para Satoshi Nakamoto, um grande passo para a liberdade monetária:
O que é o bitcoin? Uma unidade digital de emissão pré-determinada que pode ser recebida, entesourada e depois transferida para outro endereço lógico - análogo a um código IBAN de uma conta bancária - 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não requer a abertura de conta numa qualquer entidade nem as transferências estão sujeitas a autorização por uma. São os protocolos criptográficos que asseguram a integridade de cada transferência e a segurança da sua posse assim como a imutabilidade do blockchain.
O que é o blockchain? É um repositório público de todas as transferências entre endereços de bitcoin, organizado sob a forma de blocos, mantido de forma distribuída (em milhares de bases de dados independentes mas com o mesmo conteúdo: os nós) e validado de forma descentralizada e em concorrência (entre mineradores).
Por fim, o bitcoin não tem um sistema de governação, não tem um “CEO”, não requer auditores tradicionais por estar sujeito a uma validação contínua e à disciplina de um novo conceito: o consenso. E se se parece com uma unidade monetária, é emitida como uma moeda e transfere-se como uma, então provavelmente o bitcoin é uma moeda.